×

A surpreendente capital da Colômbia, é também a maior cidade do país, com cerca de 8,8 milhões de habitantes e se revela multicultural e cheia atrativos.

Entre idas e vindas, por ser hub das companhias aéreas, estivemos em Bogotá em três momentos na viagem. Então, deu pra conhecer muita coisa e vamos contar pra vocês nesse post, citando e explicando brevemente todos os lugares que passamos e, posteriormente, em posts menores falaremos detalhadamente sobre cada lugar visitado.

Bogotá tem uma diferença de 2h (a menos) para o Brasil. Chegamos na cidade na manhã do dia 16/09 depois de uma longa noite entre aeroporto e espera entre um vôo e outro. Já havíamos feito pela internet uma reserva prévia para aluguel de carro através da AVIS, e retirando no aeroporto. Tem um escritório da empresa logo na saída da aduana, então, já resolvemos tudo por ali mesmo. Como estávamos em 4 pessoas com malas pra muitos dias, reservamos uma SUV. Nos deram uma Captiva branca.

Com outra reserva prévia também escolhemos o HOTEL IBIS MUSEO BOGOTÁ . O hotel fica muito bem localizado para quem desejar bater perna pela cidade. Localizado ao lado do MUSEO NACIONAL (Museu mais antigo da Colômbia) e quando eu digo ao lado, significa atravessar a rua e estar no museu, a uma quadra da PLAZA DE TOROS, uma espécie de Coliseu (onde estava acontecendo a final dos Playoffs da repescagem da Copa Davis). Ainda tem ao redor muitos restaurantes, em especial o Republik (atravessando a rua) com uma das comidas mais saborosas que provamos em Bogotá. … e também casas de câmbio, galerias com lojas e restaurantes….etc

DICA: no ano passado o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos tornou os serviços turísticos vendidos aos visitantes estrangeiros isentos do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), de 16%, isso inclui os hotéis. Legal, né?!

Caminhar por Bogotá é muito agradável, embora tenha partes da cidade que não sejam tão bonitas e mostrem o lado menos favorecido, tem lugares encantadores. Andamos até o Bairro La Candelaria, que é um destino imperdível em Bogotá. Caminhamos bastante desde o hotel, pela Carrera 7 (cerca de 2,5 km), até o Bairro.

Pelas ruas você encontra muitos ambulantes vendendo comida, é uma forma tradicional de oferecer aos que passam as tradicionais arepas, as bananas fritas, as famosas obleas (mais detalhes sobre a comida colombiana aqui), você vai ver também muitos artistas de rua apresentando as mais variadas formas de arte, grafite, música….

DICA: Em Bogotá, as Calles (ruas) são numeradas e ordenadas no sentido leste-oeste, enquanto as Carreras (Avenidas) seguem paralelas às montanhas que pontuam o horizonte e correm de norte a sul.

LA CANDELARIA é surpreendente porque quando se chega a Plaza Bolívar, coração da parte histórica da cidade, você se encanta com a imponência, a preservação e a quantidade de história que o local guarda.

Circundam a PLAZA BOLÍVAR a CATEDRAL METROPOLITANADE LA INMACULADA CONCEPCIÓN, do século 19, os edifícios neoclássicos como o PALÁCIO LIÉVANO e o CAPITÓLIO NACIONAL sede do Congresso da Colômbia e o PALÁCIO DA JUSTIÇA.

Nas proximidades da praça, tem muita coisa boa para se visitar, e tudo pode-se fazer a pé porque é bem pertinho mesmo. A casa NARIÑO, casa do presidente. O MUSEU BOTERO. O CENTRO CULTURAL GABRIEL GARCÍA MARQUES, o MUSEU DO OURO, o JUAN VALDEZ CAFÉ, (espalhados pela cidade), o restaurante LA PUERTA FALSA, de 1816, recomendado por sua tradição.

No 2º dia por lá, logo cedo fomos até o MERCADO PALOQUEMAO (veja o post com todos os detalhes), lugar incrível que atrai pessoas de todos os lugares. Ali você pode conhecer as muitas variedades de frutas diferentes que a Colômbia tem, pode provar cada uma delas e entender um pouco do cotidiano desse povo que transborda simpatia. O mercado oferece produtos frescos incluindo muitas frutas, verduras e legumes, carnes, peixes e frutos do mar….além de artesanatos, utensílios de casa….enfim, é um espaço gigantesco cheio de coisa boa. Não deixe de ir!

Saindo do mercado, fomos conhecer cada uma das atrações que mencionei lá encima, iniciando pelo MUSEO DEL ORO que tem um acervo enorme guardado em 4 andares e 3 subsolos e tivemos a sorte de no domingo a entrada ser gratuita. É um museu de encher os olhos, tem muita história envolvida em cada peça…e através delas a história é contada através das gerações. Não tem como não ficar admirado com tanta beleza e detalhes!

Horário de funcionamento: Domingo das 10h às 16 – entrada gratuita. De terça a sábado das 9 às 16h. Entrada cerca de U$1.

MUSEO BOTERO, também vale muito a visita. Além das pinturas mais famosas do artista ainda estão expostas suas esculturas gordinhas. Esse museu é um anexo a CASA DE LA MONEDA, que além de mostrar como as moedas eram feitas, cunhou as primeiras moedas da América em 1622. Ambos com entrada gratuita e são importantes pontos turísticos de Bogotá.

SANTUÁRIO NACIONAL NUESTRA SEÑORA DEL CARMEN é um templo católico, que encanta com sua arquitetura diferenciada em estilo gótico, se destaca com suas cores marrom e creme intercaladas (característica dos Carmelitas) . Foi desenhada pelo arquiteto salesiano Giovanni Buscaglione.

Do centrinho partimos para a zona mais glamourosa de Bogotá, a ZONA ROSA. Dentro da Zona Rosa há um calçadão no formato de T (ZONA T), lugar muito agradável para passear, comer, fazer compras. Tem uma variedade enorme de restaurantes incluindo o Andres Carne de Res, um dos mais antigos e recomendados da cidade. Tem sua sede original na cidade vizinha de Chia (você precisará de reserva se quiser conhecer), e tem ainda outras franquias espalhadas por Bogotá.

Passamos também pela ZONA G, a região da alta gastronomia de Bogotá, como o nome diz por ali você encontra os mais renomados restaurantes da cidade e como a Zona Rosa, é uma área sofisticada e frequentada pelos amantes da boa cozinha.

Em nosso terceiro dia aproveitamos para ir até a cidade vizinha de ZIPAQUIRÁ, a cerca de 50km de Bogotá, para conhecer a CATEDRAL DE SAL. Com o título de Primeira Maravilha da Colômbia, é um passeio imperdível! A Catedral foi construída a 180 metro abaixo do solo, onde antes, as galerias foram uma mina de sal. É possível comprar ingressos online acessando o site , o valor por pessoa é de COP 50mil.

Aqui, a primeira pausa. De Zipaquirá, pegamos a estrada com destino a Medellin, passando por Manizales, assunto para outro post.

Voltando a Bogotá, depois de conhecer Medellin, tínhamos dois compromissos: devolver o carro alugado ao meio-dia e pegar o vôo para Cartagena no final da tarde. Então, aproveitamos a manhã para conhecer o SALTO DE TEQUENDAMA, que fica ao sul de Bogotá, na cidade de Soacha, praticamente dentro da região urbanizada (são cerca de 30km do centro). Nos programamos com 1h para ir e outra para voltar e quase não deu tempo em função do trânsito. No local há um hotel abandonado e uma queda d´água de mais de 150m que é de tirar o fôlego.

Na nossa última passagem por Bogotá, um dia antes de pegar o vôo de volta pra casa, conseguimos visitar o CERRO MONSERRATE, que pelo aperto da agenda nos outros dias, não tínhamos conseguido. Dá pra subir de teleférico, funicular ou a pé. O morro chega aos 3.170m. Lá no alto tem dois restaurantes bons: o Casa San Isidro com menu francês e o Santa Clara, com gastronomia colombiana. Você ainda encontra lá em cima a linda igreja de Nuestra Señora de Monsserrate e também uma área com muitas lojinhas de souvenires. A vista do topo do morro é maravilhosa! Para informações sobre horários e formas de subir ao Cerro, acesse esse link.

DICA: Bogotá é classificada por ZONAS.

ZONA G – Bairro elegante e com alta gastronomia; entre as ruas 68 e 71.

ZONA ROSA – Sofisticada e com bons restaurantes. Localizada da Calle (rua) 79 a 85 e entre as Carreras (avenidas) 11 e 15. Dentro da Zona Rosa encontra-se um calçadão em formato de T (ZONA T), com muitas lojas (Forever 21, Adidas…), restaurantes (entre eles, Johnny Rocket´s (rede americana), La Paleteria, Pub´s, Shoppings….)

TRÂNSITO em Bogotá é um caos durante a semana e mais calmo nos finais de semana. Importante lembrar que quem optar por alugar um carro para circular pela cidade precisa obedecer o Pico Y Placa.

Nos domingos a Carrera 7 fica fechada para carros até as 14h, reservada exclusivamente para ciclistas e pedestres.

Bogotá tem 376km de ciclovias, e alugar uma bicicleta pode ser interessante e uma forma fácil de se locomover pela cidade.

TransMilenio é o maior sistema de BRT´s do mundo. Usam pista reservada o que garante a eficiência do transporte, embora em horários de pico tenhamos presenciado passarem lotadaços. Para acessar o transporte será necessário adquirir um cartão pré-pago. O cartão tem custo de COP 3000 e cada viagem custa COP 2000. Não é aceito dinheiro nos ônibus. O horário de funcionamento é das 5:00 às 23:00h e algumas rotas podem iniciar/terminar ais cedo.

Mais informações sobre o trânsito em Bogotá nesse link.

Lembre-se que iremos fazer posts menores detalhando todos esses lugares legais que passamos, vai ter muita informação legal!

Se você gostou do post, curta, compartilhe…nos ajude a divulgar! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

thaisforcelini@gmail.com

Posts relacionados

Treze Tílias: como conhecer a cidade mais austríaca do Brasil

Guia Completo de Treze Tílias, SC: História, Atrações, e Dicas Imperdíveis Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é uma cidade...

Leia tudo

Ilha de Páscoa: Um Destino Mágico e Misterioso

A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, como é chamada pelos nativos, é um dos destinos mais enigmáticos e fascinantes do mundo. Localizada...

Leia tudo

Curaçao: dicas para conhecer essa ilha paradisíaca – 2017

Pra encerrar os relatos sobre nossas férias, outra das Antilhas Holandesas…a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques...

Leia tudo

Aruba: a Ilha Feliz – 2017

Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de “Ilha Feliz”, precisa dizer mais alguma coisa? Um lugar maravilhoso para...

Leia tudo

San Andres: o Caribe bom, bonito e barato! – 2017

Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A...

Leia tudo

Parque Tayrona: o parque mais incrível da Colômbia – 2017

Nosso ponto de partida foi Cartagena. Como estávamos com um carro alugado, escolhemos ir até Santa Marta para pernoitar e ir até o Parque no...

Leia tudo