Aruba: a Ilha Feliz – 2017
Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de “Ilha Feliz”, precisa dizer mais alguma coisa?
Um lugar maravilhoso para tirar férias, com hotéis com vista para o mar, praias tranquilas quase sem ondas e de uma cor inexplicável. Animada de dia e com muita coisa boa pra se fazer a noite e a vontade onipresente é de não voltar mais para casa. Aruba se torna um destino perfeito.
Aruba também é conhecida por sua árvore símbolo, a Divi-Divi, que retorcida pelo vento, é um belo cartão postal da ilha.
A ilha tem 30km de comprimento e 9km de largura. Possui 110 mil habitantes e mais de 90 nacionalidades. Só por esse último dado você pode entender porque o povo da ilha é tão acolhedor e simpático.
A língua oficial da Ilha é o Holandês, mas no dia a dia os locais usam para se comunicar o divertido Papiamento, que é uma mistura de Português, Espanhol, Inglês e Holandês…sim, é uma confusão!! Mas eles se fazem entender e se esforçam para entender o que você diz também.
Alguns exemplos:
BEM=BOM, se não estiver bem, diga POCO POCO = MAIS OU MENOS. DUSHI = QUERIDO.
A Capital ORANJESTAD (15min de Palm Beach) é uma cidadezinha cenográfica que existe em função do terminal de megacruzeiros. Esse local conta com muitos restaurantes charmosos.
Vale lembrar que Aruba dispõe de água potável, que pode ser bebida direto da torneira e é considerada uma das melhores águas do mundo. A Ilha usa um sistema de dessalinização da água do mar atrás de um processo chamado Osmose Reversa, onde a água sai tão pura que precisa ser enriquecida com minerais como cálcio e flúor para que fique apta ao consumo humano. Mais um ponto positivo!
Para que você entenda um pouco sobre a ilha:
- O lado SUDOESTE, voltado para o continente, tem praias em vários tons de azul e faixas de areia branquinhas. A região nordeste é desértica com cactos…
- Na ponta norte ficam MALMOK BEACH cercada por mansões e ARASHI BEACH que tem um lindo recorte com cabanas de sapé gratuitas.
- A COSTA LESTE é desprovida de estradas e por ali também pode-se achar as DIVI-DIVIS, árvores retorcidas pelo vento.
- No extremo SUL da ilha, ficam duas praias calmíssimas, RODGERS BEACH e BABY BEACH. Ambas sem muita estrutura mas que valem o passeio, pois a cor do mar é linda.
- BOCA CATALINA: praia discreta a 10min de Palm Beach (carro). Bahia escondida entre as pedras, reúne moradores endinheirados que mantém mansões envidraçadas com vista para um mar lindo.
- EAGLE BEACH: hoteis não passam dos 5 andares e exibe o sÌmbolo de Aruba, a Divi-divi (ávore com tronco retorcido pelo vento)
- As praias EAGLE BEACH e PALM BEACH são as maiores.
- Em Palm Beach é onde tem a maior concentração de Hotéis, restaurantes e algumas lojas também. Foi a região que escolhemos para nos hospedar. Ficamos no Holiday Inn, hotel excelente, com estrutura muito boa tanto interna quanto externa. Restaurantes bons e fácil acesso ao centrinho local.
O que fazer em Aruba:
- Conhecer o HOTEL RENAESSANCE, ícone da ilha, que fica em Oranjestad. Tem um Shopping em anexo. Possui Gôndolas que levam os hospedes por uma canal até uma ilha particular do hotel com praia privativa, flamingos, bar, etc…a desvantagem é que fica um pouco longe da principais praias da ilha.
- BAR MOOMBA BEACH, point de dia e a noite quando se transforma em balada com pé na areia.
- Muitas lojas em sequencia na AV. LLOYD G. SMITH BOULEVARD.
- Na altura do Hilton tem um restaurante SR FROGS.
- PASSEIO DE SUBMARINO ATLANTIS: agencia que vende o passeio fica bem em frente ao porto. Na mesma rua h· um sem fim de lojas de grife com imposto baixo: 1,5%
- MONTE HOOIBERG (165m) vista bonita, subindo 587 degraus, panorama 360 graus da ilha.
- PARQUE NACIONAL ARIKOK: gruta Fontein, com pinturas rupestres (1000 anos)
- Alugar um carro (o que pode ser feito no próprio hotel) para conhecer as praias mais distantes como Baby Beach e visitar Oranjestad.
- Visitar o Farol Califórnia: O velho farol California permanece de pé numa área conhecida como Hudishibana, próximo da parte mais nordeste da ilha. O farol foi nomeado em homenagem ao navio Americano “U.S California”, que afundou lá, mais ou menos 2 anos antes do farol ser construído, em 1910.
- Visitar Eagle Beach: nessa praia encontra-se algumas Divi-divis divinas (desculpe o trocadilho?kkk). O pôr do sol nesse local é muito bonito.
Para chegar em Aruba, partimos de San Andrés, nosso destino anterior, fomos até Bogotá, que é o hub das companhias aéreas, e de Bogotá a Aruba.
Ficamos 4 dias na Ilha e nos apaixonamos pelo lugar. É um pedacinho de paraíso com toda certeza. A rede hoteleira é muito boa e atende a todos os gostos. Outra coisa que observamos é que a ilha é meio americanizada, o que é muito legal no nosso ponto de vista pois lá você pode encontrar muitas redes americanas tanto de restaurantes como de lojas.
Deu pra perceber que o pôr do sol realmente pede um tempinho reservado só pra ele, porque é sem dúvida um dos espetáculos de Aruba.
É um ótimo lugar para ir com família, crianças, ou casal mesmo. Recomendadíssimo para descanso e para curtir a natureza abençoada que esse lugar foi contemplado.
Autor
thaisforcelini@gmail.com
Posts relacionados
Treze Tílias: como conhecer a cidade mais austríaca do Brasil
Guia Completo de Treze Tílias, SC: História, Atrações, e Dicas Imperdíveis Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é uma cidade...
Ilha de Páscoa: Um Destino Mágico e Misterioso
A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, como é chamada pelos nativos, é um dos destinos mais enigmáticos e fascinantes do mundo. Localizada...
Leia tudoCuraçao: dicas para conhecer essa ilha paradisíaca – 2017
Pra encerrar os relatos sobre nossas férias, outra das Antilhas Holandesas…a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques...
San Andres: o Caribe bom, bonito e barato! – 2017
Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A...
Leia tudoParque Tayrona: o parque mais incrível da Colômbia – 2017
Nosso ponto de partida foi Cartagena. Como estávamos com um carro alugado, escolhemos ir até Santa Marta para pernoitar e ir até o Parque no...
Leia tudoPlaya Blanca e Isla Baru: vale a pena conhecer? – 2017
Apesar de Cartagena ser banhada pelo mar, as praias da cidade não são tão bonitas. Por esse motivo, um dos passeios que...
Leia tudo