×
Guia Completo de Treze Tílias, SC: História, Atrações, e Dicas Imperdíveis

Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é uma cidade conhecida por sua rica herança cultural austríaca, paisagens deslumbrantes e um ambiente acolhedor que faz com que os visitantes se sintam em um pedacinho da Europa no Brasil. Neste post, vamos explorar a história da cidade, suas principais atrações, personagens famosos, como se locomover, onde se hospedar, e o que provar e comprar durante sua visita.

Um Pouco da História de Treze Tílias

Fundada em 1933 por imigrantes austríacos liderados por Andreas Thaler, um ex-ministro da agricultura do Tirol, Treze Tílias é muitas vezes chamada de “O Tirol Brasileiro”. A cidade foi planejada para replicar a cultura, arquitetura e tradições de sua terra natal. Essa influência é visível até hoje, com casas em estilo alpino, música típica e festividades que homenageiam as tradições austríacas.

O início da imigração austríaca está ligada a divisão do Tirol após a Primeira Guerra Mundial e a crise econômica que se seguiu com o fim do Império Áustro-Húngaro em 1918.

Outra curiosidade é a Edelweiss, uma florzinha branca que se vê desenhada por toda a cidade. Essa flor é símbolo do amor e amizade eterna, ela cresce nos alpes austríacos acima de 1.700 metros de altitude e conserva-se por mais de 100 anos depois de colhida. Reza a lenda de que quem arrisca a vida e entrega esta flor para a pessoa amada mostra o puro e eterno amor.

Origem do nome Treze Tílias

Após a chegada de Andreas Thaler ao Brasil, ele foi presenteado pelo filho Andrä com um poema do escritor Friedrich Wilhelm Weber, intitulado Die Dreizehnlinden (“As Treze Tílias”), que narra um conto onde um mosteiro é rodeado por treze árvores tílias.
A intenção era batizar a colônia com o nome de Neu Tirol (“Novo Tirol”), mas Thaler soube da existência de outras comunidades com Tirol no nome.
Após esses acontecimentos, resolveu-se então que o novo lar se chamaria Dreizehnlinden, o qual sofreu alteração após a 2ª Guerra Mundial, onde foi proibido falar a língua alemã, e então o nome acabou sendo traduzido para o português Treze Tílias.

Principais Atrações da Cidade

  • Parque Lindendorf: Um dos principais cartões-postais de Treze Tílias, o Parque Lindendorf é um espaço temático que oferece uma miniatura da cidade, além de jardins, lagos e a oportunidade de interagir com animais (pônei, pavão, emu (espécie de emas).
  • Restaurante Tirolerland: o restaurante, localizado no interior do parque, oferece uma experiência gastronômica autêntica com pratos típicos da culinária austríaca e alemã, como o Wiener Schnitzel e o Apfelstrudel. Muitos visitantes combinam a visita ao parque com um almoço no restaurante. Como fomos no domingo optamos pelo ingresso completo que dá direito a visitação ao parque + almoço + show de música e danças típicas austríacas. O show é apresentado por um grupo chamado @grupo_lindental , vale muito a pena, são muito talentosos e unem arte, humor, cultura e entretenimento. Se você estiver de aniversário no dia da visita (como eu estava) a diversão é garantida, eles vão até a sua mesa e cantam parabéns especial pra você junto com um ritual de colocar um chapéu estiloso e ainda te presenteiam com uma lembrancinha. Foi muito divertido!
  • Museu Municipal Andreas Thaler: Instalado na antiga casa do fundador da cidade, o museu exibe objetos, fotos e documentos que contam a história dos primeiros colonos.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Com sua arquitetura em estilo gótico e vitrais coloridos, a igreja é um símbolo da fé e cultura da comunidade.
  • Prefeitura Municipal: um prédio muito bonito que vale a pena visitar. Ao lado tem um painel com a imagem dos alpes austríacos desenhados, legal para tirar fotos também.
  • Rota do Imigrante: Um passeio pelos principais pontos históricos da cidade, incluindo esculturas e monumentos que homenageiam a imigração austríaca.

Personagens Famosos de Treze Tílias

  • Andreas Thaler: Fundador da cidade, sua influência ainda é sentida em toda Treze Tílias. Sua visão de criar uma nova “pátria” para os austríacos no Brasil foi fundamental para o desenvolvimento da cidade.
  • Albertina Berkenbrock: Embora não tenha nascido em Treze Tílias, Albertina, uma beata brasileira, é uma figura importante na região, sendo celebrada por sua fé e devoção.

Como se Locomover em Treze Tílias

A cidade é pequena e a melhor forma de conhecê-la é a pé. Para quem deseja explorar áreas mais afastadas, como sítios e parques, a recomendação é utilizar o transporte público local ou serviços de táxi. Há também opções de aluguel de bicicletas, que proporcionam um passeio agradável pelas ruas charmosas da cidade. A forma mais fácil tanto para chegar na cidade quanto para se locomover por lá é de carro.

Melhor Zona para se Hospedar

O centro da cidade é a melhor área para se hospedar em Treze Tílias. Aqui, você estará perto das principais atrações, restaurantes e lojas. Existem várias pousadas e hotéis com arquitetura típica e hospitalidade acolhedora, que oferecem uma experiência autêntica e confortável. Algumas das opções:

Se estiver de carro existem outras opções mais afastadas da cidade também. Nós ficamos no Hotel Vila dos Alpes , são chalés que ficam a 2,5km da cidade numa propriedade linda com um lago, pedalinhos, parquinho para crianças, muito verde, ótimo café da manhã e um atendimento impecável.

Sugestões de Restaurantes

  • Restaurante Edelweiss: Especializado em pratos típicos austríacos, como o Wiener Schnitzel e o Apfelstrudel, é um lugar imperdível para quem deseja experimentar a culinária local. Tem uma pizza muito boa, considerada a melhor da região. Não aceita reservas e costuma encher sempre, recomenda-se chegar cedo e mesmo assim o tempo de espera para entrar quanto para a as pizzas chegarem a mesa costuma ser entre 45min e 1:30h. Os pedidos de pratos costumam chegar mais rápido. Abre somente a partir das 18h, não servem almoço. Localizado ao lado da cervejaria Bierbaum, a mais famosa da cidade e região.
  • Strike Boliche e Pizzaria: Abre a partir das 17h, é indicado reservar as pistas de boliche (R$40 a cada meia hora). Lugar muito agradável para um final de tarde/jantar. Servem pizzas feitas em forno de pedra.
  • Alpen Bar: Localizada ao lado do Mundo Tirolês, serve pratos típicos da culinária austríaca. Os pratos são muito bem servidos, podendo ser compartilhados se a fome não for muito grande. Ambiente temático e comida muito saborosa. Abrem das 11:30 às 15h, é preciso confirmar os dias de abertura.
  • Eiskaffee Trudi: um café muito gostoso, localizado ao lado de um lago cheio de carpas, a alegria de crianças e adultos. Ainda para as crianças tem um parquinho no local. Vale a visita.
  • Strudel Haus: como o nome diz, é um café e é especializado na famosa e típica torta de maçãs, Apfelstrudel.
  • Restaurante Tirolerland: como já mencionamos acima.

Pratos Típicos de Treze Tílias

A culinária de Treze Tílias é fortemente influenciada pela gastronomia austríaca. Alguns dos pratos que você não pode deixar de provar são:

  • Wiener Schnitzel: Um bife à milanesa austríaco, crocante por fora e suculento por dentro.
  • Apfelstrudel: Uma sobremesa tradicional, feita com massa folhada e recheio de maçã, canela e passas.
  • Kaiserschmarrn: Uma espécie de panqueca rasgada, servida com açúcar de confeiteiro e compota de frutas.

Melhores Locais para Fazer Compras

  • Ateliês de Esculturas em Madeira: Treze Tílias é conhecida por suas esculturas em madeira, e você pode encontrar belos exemplares para levar como lembrança.
  • Casa da Cuca: Um lugar perfeito para comprar cucas e outros pães típicos alemães, que são uma delícia.
  • Lojas de Artesanato: No centro da cidade, você encontrará várias lojas vendendo artesanato local, incluindo peças de cerâmica e bordados.
  • Mundo Tirolês: é uma loja temática totalmente alpina para o cliente conhecer um pouco de como é a Áustria. Os preços são austríacos também…kkk, mas é legal de visitar.

Treze Tílias é um destino encantador para quem deseja mergulhar na cultura austríaca sem sair do Brasil. Com sua história rica, gastronomia deliciosa e paisagens encantadoras, a cidade é um refúgio perfeito para uma viagem tranquila e cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

thaisforcelini@gmail.com

Posts relacionados

Ilha de Páscoa: Um Destino Mágico e Misterioso

A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, como é chamada pelos nativos, é um dos destinos mais enigmáticos e fascinantes do mundo. Localizada...

Leia tudo

Curaçao: dicas para conhecer essa ilha paradisíaca – 2017

Pra encerrar os relatos sobre nossas férias, outra das Antilhas Holandesas…a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques...

Leia tudo

Aruba: a Ilha Feliz – 2017

Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de “Ilha Feliz”, precisa dizer mais alguma coisa? Um lugar maravilhoso para...

Leia tudo

San Andres: o Caribe bom, bonito e barato! – 2017

Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A...

Leia tudo

Parque Tayrona: o parque mais incrível da Colômbia – 2017

Nosso ponto de partida foi Cartagena. Como estávamos com um carro alugado, escolhemos ir até Santa Marta para pernoitar e ir até o Parque no...

Leia tudo

Playa Blanca e Isla Baru: vale a pena conhecer? – 2017

Apesar de Cartagena ser banhada pelo mar, as praias da cidade não são tão bonitas. Por esse motivo, um dos passeios que...

Leia tudo