Catedral de Sal de Zipaquirá – 2017
Considerada a primeira maravilha da Colômbia, a Catedral de Sal de Zipaquirá é um passeio imperdível, bem próximo de Bogotá. No nosso terceiro dia na cidade, resolvemos ir conhecer essa bela atração construída pelo homem.
Zipaquirá é um município localizado a 42km de Bogotá e é um dos centros de exploração de sal mais importantes da Colômbia.
A Catedral de Sal, construída a 180 metros abaixo do nível do solo, no interior de uma mina de sal, é um Santuário Católico que, além do show do luzes em meio a labirintos de sal, ainda mostra a representação da Via Crucis de Jesus Cristo através de esculturas belíssimas entalhadas nas rochas de sal.
O local já era dedicado a Nossa Senhora do Rosário (padroeira dos mineradores). Através dos túneis que foram sendo escavados para a extração do mineral no início do século XVI, com a chegada dos espanhóis, a catedral teve o início da sua história.
Com alguns projetos anteriores fracassados, a Catedral foi inaugurada depois do desenho proposto pelo arquiteto Roswell Garavito Pearl ter sido aprovado, em 1995.
Você pode adquirir os ingressos na chegada ou antecipadamente pelo site. Tanto pelo site quanto no local o valor do ingresso é o mesmo, COP 110mil por pessoa, cerca de R$150. Na entrada do parque, tem uma pracinha, banheiros e tendas com venda de artesanatos ao lado da bilheteria.
Após a compra dos ingressos, é só atravessar a pracinha e aguardar na entrada da mina. Lá é formada uma turma que seguirá com acompanhamento de um guia que irá contando toda a história da mina com suas curiosidades. Você pode optar por não acompanhar o grupo guiado e seguir o passeio no seu próprio ritmo (como nós fizemos), mas é preciso aguardar a turma para entrar, a partir daí que conseguirá seguir sozinho.
Os corredores de sal tem cerca de 400m de comprimento e 13 de altura. Eles vão conduzindo até o templo no interior da mina, passando pelas 14 estações da Via Crucis, que representam a caminhada de Jesus desde o momento em que ele foi condenado e crucificado, até seu sepultamento. Os altares foram esculpidos nas rochas de sal e a iluminação tem um efeito especial na escuridão.
Em seguida abre-se um salão com uma linda e enorme cúpula que representa a ligação entre o céu e a terra.
Passando a cúpula já pode-se avistar o templo que fica em um nível inferior, através de um balcão grande com esculturas de anjos que direcionam sua visão para a parte mais abaixo de onde se vê a Nave Central. Escadas e rampas talhadas nas rochas de sal descem até o centro da Catedral que tem três salões: Nave do Nascimento, Nave da Vida e Nave da Morte e Ressurreição. Elas se comunicam por passagens e labirintos. A Nave Central é ancorada por quatro grandes colunas que simbolizam os apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e José. Ela ostenta uma cruz de sal muito grande e tem no chão um medalhão que faz referência ao nascimento de Cristo.
Como Chegar:
Dá pra chegar até a Catedral de CARRO , que foi o meio que escolhemos para chegar até lá, levamos cerca de 1h.
Também há a opção de ir de ÔNIBUS, partindo da estação da Transmilênio “Museo Del Oro” pegando a Linha B74 sentido Portal Norte, descendo na última estação de mesmo nome e de Portal Norte, na plataforma de ônibus intermunicipais e pegando o que vai a Zipaquirá.
Outra forma é de TÁXI, que sairá um pouco mais caro.
Vale a pena sair um pouco de Bogotá para conhecer essa maravilha da Colômbia, é um lugar único e cheio de história.
Vale mencionar que pelas fotos não dá pra ter noção da grandiosidade do lugar. Na galeria você pode acompanhar com um pouco mais de detalhes tudo que encontramos por lá:
Autor
thaisforcelini@gmail.com
Posts relacionados
Treze Tílias: como conhecer a cidade mais austríaca do Brasil
Guia Completo de Treze Tílias, SC: História, Atrações, e Dicas Imperdíveis Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é uma cidade...
Ilha de Páscoa: Um Destino Mágico e Misterioso
A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, como é chamada pelos nativos, é um dos destinos mais enigmáticos e fascinantes do mundo. Localizada...
Leia tudoCuraçao: dicas para conhecer essa ilha paradisíaca – 2017
Pra encerrar os relatos sobre nossas férias, outra das Antilhas Holandesas…a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques...
Aruba: a Ilha Feliz – 2017
Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de “Ilha Feliz”, precisa dizer mais alguma coisa? Um lugar maravilhoso para...
Leia tudoSan Andres: o Caribe bom, bonito e barato! – 2017
Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A...
Leia tudoParque Tayrona: o parque mais incrível da Colômbia – 2017
Nosso ponto de partida foi Cartagena. Como estávamos com um carro alugado, escolhemos ir até Santa Marta para pernoitar e ir até o Parque no...
Leia tudo