×

Seguindo nosso trajeto pelo norte do Chile, falaremos de Iquique e da bela Ruta 1, ao sul.

Saímos de Arica ao entardecer e pegamos os 310 km em direção a Iquique, ainda no meio do Atacama. O trajeto é de enormes retas na Ruta 5 (Panamericana), mas também de precipícios assustadores à beira da estrada.

Iquique fica encravada entre o Oceano Pacífico e a uma contínua cadeia de montanhas de mais ou menos 700 m de altura, a Cordillera de la Costa, o que traz um visual incrível ao lugar. Tem hoje 200 mil habitantes (300 mil na região metropolitana Iquique-Alto Hospício).

Chegamos lá já a noite, por volta das 22:00h. Como não tínhamos hotel reservado, a primeira providência foi girar pela cidade em busca de um lugar pra descansar. E foi mais difícil do que esperávamos. Andamos, andamos e os únicos hotéis que ainda tinham vagas eram 5 estrelas. Não era bem o que procurávamos…

Paramos o carro e pedimos informações a pedestres sobre hotéis mais em conta e nos mandaram para um bairro, que digamos, não era de família (se é que nos entendem).

Já estava ficando muito tarde e a única solução encontrada foi….ficar num 5 estrelas! O hotel era lindo, com as ondas do Pacífico tocando nas paredes e uma vista incrível. Pisco sour de cortesia e o som do mar para dormir. O café da manhã, claro, condizia com todo o resto.

O surpreendente é que pelo contexto, poderia ser a ruína das nossas finanças de viajantes mão-de-vaca. Acabou sendo o momento “ostentação” da viagem, por um preço bem razoável (US$ 60,00 dólares por pessoa, numa época em que o dólar valia R$ 2,00).

Hotel Gavina. Recomendadíssimo!

Após uma noite de descanso, a intenção era aproveitar o dia pra conhecer a cidade, mesmo que superficialmente, pelo pouco tempo disponível…e fazer umas comprinhas na Zona Franca.

Iquique tem uma das maiores Zonas Francas da América do Sul, a Zofri. Passamos um bom tempo por lá, de loja em loja procurando algumas pechinchas. Vale a pena em alguns itens, como roupas, bebidas e tal…mas nos eletrônicos nem tanto, pra quem conhece o Paraguay e seus benefícios :).

Depois de curtir as compras, saímos no meio da tarde rumo ao sul, parando em uma prainha não identificada fora do burburinho da cidade, pra brincar um pouco no Pacífico, e de lá seguimos pela Ruta 1 ao sul, até Tocopilla, pra depois seguir até Calama, pela R-24.

Ruta 1 é uma das mais bonitas estradas pelas quais já passamos. Lembra muito a Highway-1 na Califórnia (Big Sur), com um cenário mais desértico. A cada curva, uma paisagem mais bonita e surpreendente a beira do Pacífico. Os 228km até Tocopilla foram percorridos no final da tarde, saindo da rodovia exatamente quando o sol se pôs no oceano. Trajeto memorável, com muitas fotos pra servir de recordação.

De lá, mais 100 km subindo em direção a Calama, pra jantar e descansar.

De Calama até a chegada em casa…assunto para o próximo e último post pra fechar essa viagem.

Pisco Sour + Hotel Gavina = pessoas felizes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

thaisforcelini@gmail.com

Posts relacionados

Treze Tílias: como conhecer a cidade mais austríaca do Brasil

Guia Completo de Treze Tílias, SC: História, Atrações, e Dicas Imperdíveis Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é uma cidade...

Leia tudo

Ilha de Páscoa: Um Destino Mágico e Misterioso

A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, como é chamada pelos nativos, é um dos destinos mais enigmáticos e fascinantes do mundo. Localizada...

Leia tudo

Curaçao: dicas para conhecer essa ilha paradisíaca – 2017

Pra encerrar os relatos sobre nossas férias, outra das Antilhas Holandesas…a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques...

Leia tudo

Aruba: a Ilha Feliz – 2017

Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de “Ilha Feliz”, precisa dizer mais alguma coisa? Um lugar maravilhoso para...

Leia tudo

San Andres: o Caribe bom, bonito e barato! – 2017

Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A...

Leia tudo

Parque Tayrona: o parque mais incrível da Colômbia – 2017

Nosso ponto de partida foi Cartagena. Como estávamos com um carro alugado, escolhemos ir até Santa Marta para pernoitar e ir até o Parque no...

Leia tudo