×

Nosso ponto de partida foi Cartagena. Como estávamos com um carro alugado, escolhemos ir até Santa Marta para pernoitar e ir até o Parque no dia seguinte. Para chegar a Santa Marta, obrigatoriamente se passa por Barranquilla, cidade onde nasceu a cantora Shakira.

Tanto Barranquilla quanto Santa Marta mostram o auge da diversidade. Locais bem cuidados contrastam com a pobreza extrema, com esgoto a céu aberto e lixo pra todo lado. Barranquilla nesse ponto é pior.

Dá uma olhadinha no vídeo abaixo….Nos perdemos entrando numa rua errada e fomos parar no meio de uma feira em Barranquilla…..kkkk

Aproveite pra analisar a qualidade do trânsito e não esqueça que os ônibus são chamados de “Busetas” na Colômbia…kkkkk

Mas apesar disso, Santa Marta também tem lugares muito bonitos pra se visitar, o centro histórico e a orla, por exemplo. Outros pitorescos, como essa estátua do Valderrama, nascido na cidade.

Algumas formas de conhecer o Parque Tayrona:

De carro a partir de Cartagena, pernoitando em Santa Marta. De Santa Marta, dá pra ir de carro, taxi ou ônibus até a entrada do Parque e depois de adquirir as entradas pode-se seguir até uma parte do caminho onde tem estacionamento onde se deixa o carro em segurança.

Hospedagem:

Ficando nos Ecohabs, Hotel dentro do Parque, localizado em praias onde não é permitido banho por serem mais agitadas, mas a vista é espetacular.

Fonte: Google

Se hospedar em Taganga e ir de barco até Tayrona (forma mais fácil). A vista de cima da cidade engana um pouco. A cidade é bem mal cuidada, as ruas são bem ruins e difíceis de andar, com buracos e desníveis. É uma cidadezinha bem alternativa, cheia de mochileiros e por ser ponto de partida dos passeios é bem movimentada.

Uma forma legal de conhecer o Parque é fazer a trilha a pé é se hospedar em Cabo San Juan, voltando no dia seguinte. Assim se aproveita melhor o lugar. Fazer um bate e volta no mesmo dia, como fizemos, se torna muito cansativo pois a caminhada é longa e o tempo de permanência no parque é curto. Há horários pré definidos de entrada e saída. Os visitantes podem permanecer somente das 8h às 17h.

Ficamos hospedados no Hotel Mercure, que fica um pouco longe da cidade. O hotel é muito bom e o atendimento é ótimo. Só não recomendamos o restaurante. Tivemos uma experiência horrível no jantar, de não conseguir comer de tão ruim que estava a refeição. Talvez não pegamos o chef num bom dia, mas foi a pior comida que provamos na Colômbia. Já o café da manhã foi bom, não tivemos do que reclamar.

Como visitar o Parque:

No dia seguinte, saímos cedinho pra ir até a entrada do Parque e enfrentar a famosa caminhada pelas trilhas.

Parque Tayrona fica a aproximadamente 18km de Taganga, 34km de Santa Marta e 230km de Cartagena e foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Cobre cerca de 30 km2 de área do Mar do Caribe e 150 quilômetros quadrados de área terrestre.

Apesar de sermos um pouco preguiçosos para essas coisas, optamos pela trilha pois os relatos eram fantásticos sobre ela.

A trilha mais comum, mais longa e mais bonita é até a praia Cabo San Juan, leva cerca de 2:30h de caminhada de ida e mais 2:30h de volta. As trilhas são sinalizadas, a maior parte do trajeto é plana, parte dela pela areia próximo a algumas praias, mas tem também um sobe e desce por entre pedras enormes. São esses os obstáculos do caminho. Embora os degraus construídos ajudem, quando o cansaço começa bater as subidas se tornam um desafio.

As trilhas pela floresta vão beirando praias, passando por coqueirais, vendo os bichos nativos (como macacos e pássaros exóticos) pelo caminho, encontrando nativos de uma tribo indígena que vendem cocos frescos a certa altura da caminhada. O caminho é realmente muito bonito.

Acompanhem nas milhares de fotos abaixo… 🙂

O que levar:

Importantíssimo levar:

  • repelente
  • protetor solar
  • água
  • um lanche para o caminho
  • roupas leves e calçado bem confortável
  • chapéu/boné

Há opção de chegar ao Cabo San Juan através de passeios a cavalo, mas naquele sobe e desce, eu não me arriscaria pois o terreno é bem irregular, mas para quem gosta de aventuras, é uma opção.

Ao se hospedar em Cabo San Juan você entra em contato direto com a natureza e pode dormir nos redários ou em barracas que ficam a disposição dos visitantes. Além de poder levar a própria barraca e pagar uma taxa para permanência. Lembre que a estrutura é bem rústica e o intuito é aproveitar a paisagem.

Existem empresas em Cartagenas que fazem o roteiro até o Parque também.

Valores para a entrada no Parque: aqui você encontra os valores detalhados para entrada de carro, de ônibus, por mar… Além desse valor tem que ter o ingresso individual onde você recebe uma pulseirinha que fica no seu braço até a saída do Parque.

Essa foi a nossa experiência por essa região linda…

Não deixe de visitar o Parque Tayrona estando na Colômbia. O lugar é lindo, limpo, sem farofeiros…. é uma oportunidade única de contato direto com uma natureza tão pura e intocada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

thaisforcelini@gmail.com

Posts relacionados

Treze Tílias: como conhecer a cidade mais austríaca do Brasil

Guia Completo de Treze Tílias, SC: História, Atrações, e Dicas Imperdíveis Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é uma cidade...

Leia tudo

Ilha de Páscoa: Um Destino Mágico e Misterioso

A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, como é chamada pelos nativos, é um dos destinos mais enigmáticos e fascinantes do mundo. Localizada...

Leia tudo

Curaçao: dicas para conhecer essa ilha paradisíaca – 2017

Pra encerrar os relatos sobre nossas férias, outra das Antilhas Holandesas…a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques...

Leia tudo

Aruba: a Ilha Feliz – 2017

Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de “Ilha Feliz”, precisa dizer mais alguma coisa? Um lugar maravilhoso para...

Leia tudo

San Andres: o Caribe bom, bonito e barato! – 2017

Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A...

Leia tudo

Playa Blanca e Isla Baru: vale a pena conhecer? – 2017

Apesar de Cartagena ser banhada pelo mar, as praias da cidade não são tão bonitas. Por esse motivo, um dos passeios que...

Leia tudo