Peñol de Guatapé e Hacienda Nápoles – 2017
De Medellín a Bogotá
Destino do dia: Guatapé, a 1:30h de Medellin.
*Lembrando que estamos descrevendo uma viagem realizada em Setembro/Outubro de 2017.
Saímos de Medellín ainda pela manhã, pela autopista Medellín/Bogotá e ao chegar em Marinilla, viramos a esquerda e seguimos por essa estrada por mais 31km até chegar a Guatapé.
Pra variar o dia estava nublado. A temporada de chuvas é assim, os dias geralmente são nublados, embora tenha vários momentos do dia com sol, mas pode chover a qualquer momento. A vantagem é que o calor é mais ameno.
Dicas:
- Temporadas de chuva (Inverno): a primeira de abril a junho, e a segunda de setembro a novembro. Geralmente, as chuvas se concentram no final do dia, como na Amazônia.
- Temporadas de seca (Verão): a primeira de novembro a março, e a segunda de julho a agosto.
- No mês de outubro as chuvas e os ventos são mais intensos.
- Em países como a Colômbia, onde o clima é equatorial, as temperaturas são constantes quase o ano inteiro. A temperatura, portanto, é determinada pela altitude. A cada 1000m a temperatura costuma baixar cerca de 6 graus. Por ex.: Bogotá que está a 2640m, as temperaturas variam de 9 a 20 graus. Já Cartagena que está no nível do mar, as temperaturas giram em torno dos 30 graus o ano todo, mas por causa da umidade a sensação térmica vai lá para as alturas, principalmente nas temporadas que correspondem ao verão.
Chegamos a Guatapé com uma leve garoa que foi diminuindo enquanto passeávamos por lá.
EL PEÑOL DE GUATAPÉ ou a PIEDRA DEL PEÑOL, é um monolito de 220m de altura, localizado em Guatapé (Antioquia, Colômbia).
É possível subir na rocha através de seus 740 degraus que levam ou topo de onde se tem uma vista magnífica do EMBALSE GUATAPÉ, um grande lago artificial.
Como nessa viagem conseguimos usar o drone, economizamos a subida da escadaria e usamos ele para percorrer todo o local.
Na base da rocha há uma estrutura com lojinhas de artesanato e souvenires e alguns restaurantes. Do lado oposto às escadas, aparecem gravadas na pedra as Letras GI, que descobrimos mais tarde ter sido um projeto de se escrever “Guatapé”, mas como se trata de um patrimônio histórico o projeto foi abortado logo no início.
O valor do ingresso para subir até o alto é de COP 25.000 por pessoa (em torno de R$ 35).
Quando estávamos indo embora o tempo começou a abrir, mas aí já não podíamos mais esperar. Com a experiência que tivemos no caminho até Medellín, ficamos com medo de não conseguir chegar a Bogotá no mesmo dia. A grata surpresa da viagem foi encontrar uma rodovia nova, com trechos longos de pista dupla o que fez a viagem de volta render bastante.
Tomamos o caminho de volta, mas ainda teríamos uma parada. Logo adiante de Doradal (a 175km de Medellín), fica a famosa HACIENDA NAPOLES, fazenda de propriedade de Pablo Escobar que hoje pertence ao estado e se tornou um parque temático. O portal de entrada aparece na série NARCOS. Quem já assistiu a série, vai reconhecer facilmente. Tivemos que parar para tirar uma foto, é claro.
Depois da parada estratégica, seguimos a caminho de Bogotá, chegando na cidade no final do dia.
De Medellín a Bogotá pela autopista, com a parada em Guatapé e na Fazenda Nápoles, foram 10h de viagem.
Para entrar em Bogotá e ir até a Zone Rosa, foi mais 1:30h (claro que era às 18h), mas dá pra ter uma ideia de como funciona o trânsito da capital durante a semana e em horário de pico. Nos finais de semana a coisa ameniza, mas durante a semana é impraticável.
Enfim, chegamos a Zona Rosa e fomos direto ao Shopping Andino, pois já estávamos sem moeda local e precisávamos fazer mais um cambio. Lá tem a Casa de Câmbio NEW YORK. Com grana disponível fomos ao Johnny Rockets, uma rede americana de fast food deliciosa que conhecemos na última viagem aos EUA, e resolvemos matar a saudade, antes de partir pra Cartagena no dia seguinte.
Autor
thaisforcelini@gmail.com
Posts relacionados
Treze Tílias: como conhecer a cidade mais austríaca do Brasil
Guia Completo de Treze Tílias, SC: História, Atrações, e Dicas Imperdíveis Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é uma cidade...
Ilha de Páscoa: Um Destino Mágico e Misterioso
A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, como é chamada pelos nativos, é um dos destinos mais enigmáticos e fascinantes do mundo. Localizada...
Leia tudoCuraçao: dicas para conhecer essa ilha paradisíaca – 2017
Pra encerrar os relatos sobre nossas férias, outra das Antilhas Holandesas…a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques...
Aruba: a Ilha Feliz – 2017
Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de “Ilha Feliz”, precisa dizer mais alguma coisa? Um lugar maravilhoso para...
Leia tudoSan Andres: o Caribe bom, bonito e barato! – 2017
Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A...
Leia tudoParque Tayrona: o parque mais incrível da Colômbia – 2017
Nosso ponto de partida foi Cartagena. Como estávamos com um carro alugado, escolhemos ir até Santa Marta para pernoitar e ir até o Parque no...
Leia tudo