Saint Augustine, Flórida – 2016
Seguindo nosso caminho pelo litoral da Florida, chegamos a St Augustine, a cidade mais antiga dos EUA.
Como citamos no post anterior, passamos a noite no Southern Oaks Inn. Antes do check out, fomos provar o café da manhã que haviam nos dito na recepção, no dia anterior, que era farto. E realmente encontramos todas as guloseimas e gordices americanas: bacon, panquecas feitas na hora, ovos mexidos, pães, frutas e iogurtes…
Bem alimentados fomos conhecer a cidade que merece bem mais tempo do que tínhamos programado. A arquitetura é riquíssima, e tem história que não acaba mais.
Saint Augustine é uma pitoresca cidadezinha de pouco mais de 12 mil habitantes. Guarda toda sua história através de construções muito bem preservadas, que não deixam esquecer a passagem da colonização espanhola, trazida por seu fundador o explorador e almirante espanhol Pedro Menendez de Aviles. A cidade foi fundada em 28 de agosto de 1565. Portanto, são mais de 400 anos de história.
Outro nome que precisa ser lembrado ao conhecer Saint Augustine e a Florida toda, é Juan Ponce de Leon, um conquistador espanhol que foi governador de Porto Rico e acredita-se ter sido o primeiro europeu a ter visitado a Florida. Foi ele que deu o nome a região (La Florida).
Saímos de carro pela cidade e fomos parando nos lugares que nos interessavam. Abaixo alguns dos que visitamos:
Foutain of Youth (A Fonte da Juventude):
Em busca da fonte, Ponce de León descobriu, sem querer, a Flórida:
1. Em 1493, Ponce sai da Espanha rumo à América, acompanhando Cristóvão Colombo em sua segunda expedição ? financiada pelos reis Fernando e Isabel. Desembarca na ilha de Hispaniola (atual ilha de São Domingos), colonizando o território.
2. Com o objetivo de explorar novas terras, Ponce de León chega a Porto Rico, onde é nomeado governador, em 1508. Por meio dos nativos, teria descoberto a existência de uma fonte da juventude, que ficaria ao norte de Cuba, em uma ilha chamada Bimini.
3. Em 1513, sai em busca das águas rejuvenescedoras. Como a lenda dizia que a fonte ficava em um ambiente paradisíaco (onde também estaria o jardim do Éden), qualquer ilha tropical era digna de ser investigada.
4. No domingo de Páscoa do mesmo ano, Ponce de León chega a uma costa, que nomeia de “La Florida” , que significa “A Florida”. Durante a expedição, é ferido gravemente por índios, sendo levado a Cuba, onde não resiste e morre.
5. Muitos acreditam que o explorador tenha encontrado a fonte na Flórida, região rica em águas minerais. Em sua homenagem, foi criado o Parque Nacional da Fonte da Juventude, em Saint Augustine, cidade situada na primeira costa a ser colonizada por europeus. (Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/a-fonte-da-juventude-existiu-mesmo/)
Castillo de San Marcos National Monument:
É um forte que foi construído em formato de estrela e utilizando uma pedra local chamada coquina, após o almirante Pedro Menendez Aviles descobrir que esse tipo de pedra absorvia a explosão das bolas de canhão em vez de ruírem.
Old Jail e Old Town Trolley Tours:
Centro Histórico e arredores:
Ficamos assim, girando pela cidade, parando, olhando, caminhando, tirando fotos…
Cada lugar nos EUA parece único. Quem imaginaria um forte em estilo espanhol antigo, tão perto de Miami e Orlando?
A Florida tem muita história além dos parques temáticos e da praia, afinal… Se você for pra um dos destinos mais famosos do estado, saia um pouco do roteiro “tradicional” e dedique um dia que seja, pra conhecer St Augustine.
De lá, seguimos rumo norte, até Savannah-GE. No trajeto, passamos brevemente por Jacksonville, a 50km de St Augustine.
É esse caminho que estará no próximo post, com mais detalhes sobre Jacksonville.
Autor
thaisforcelini@gmail.com
Posts relacionados
México: Tudo Que Você Precisa Saber Para Visitar o País
A primeira impressão que tivemos ao chegar ao México foi que não importa o quanto você se planeje ou faça as coisas...
Leia tudoFlórida – Miami, Key West, Sarasota – 2016
Depois de New Orleans entramos na Flórida por Pensacola e passamos a noite em Panamá City, como citamos no post anterior. Dalí pegamos estradas secundárias até chegar...
Leia tudoOak Alley Plantation: o cenário de “Entrevista com o Vampiro” – 2016
No segundo dia em New Orleans a programação foi rodar mais um pouquinho, até Vacherie a 1:20h de New Orleans, onde fica a Oak Alley...
Leia tudoNew Orleans – 2016
Passando pelo Mississippi, estado onde a música mais uma vez tem destaque na tradição local, seja pelo Blues e seus tradicionais bares...
Leia tudoMemphis – 2016
Rodamos mais de 1600km em dois dias, cruzando os estados de Ohio, com suas plantações de soja e milho, Kentucky, terra do...
Nashville – 2016
Saímos de Cleveland (ainda surdos…kkkk), e adivinha?….isso mesmo, mais estrada! 🙂 Andamos cerca de 800km para chegar a Nashville, cidade conhecida como “Berço do...
Leia tudo