São Francisco do Sul – SC – 2016
Esse ano (2016) nossa viagem de férias foi mais curta. Como nos mudamos, aproveitamos os dias disponíveis pra providenciar a mudança.
Por isso, só tivemos 10 dias pra fazer algum tour. Optamos pelo litoral brasileiro (em especial as cidades históricas), saindo de Ibiraiaras/RS, nossa nova cidade, indo até o Rio de Janeiro, passando por Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Isso foi no final de fevereiro, logo depois do carnaval.
Nosso destino no primeiro dia foi São Francisco do Sul em Santa Catarina. Localizada no litoral norte catarinense, a menos de 200km de Florianópolis, é reconhecida historicamente por ser a terceira cidade mais antiga do Brasil.
Além do turismo, São Francisco opera economicamente através do movimentado porto, quinto maior em movimentação de containers do Brasil.
A cidade é uma graça, com seus casarões conservados (muitos deles em processo de restauração), que enchem os olhos de qualquer turista.
Nos hospedamos no Hotel Zibamba (posso dizer que tem melhores opções), um prédio antigo no centro histórico.
Chegamos a tarde, e a nossa intenção era passear pela cidade a noite, mas infelizmente chovia. Conseguimos ver algumas coisas, tirar algumas fotos e procurar um lugar para jantar, entre as tréguas que a chuva dava.
Encontramos o Container, um lugar bem agradável, localizado no centro histórico. Tem comida saborosa e bebida gelada, seja para um happy hour ou para jantar mesmo.
Na volta passamos por outro local que nos pareceu bem animado, com música e tudo mais, mas já estávamos cansados e resolvemos voltar para o hotel porque o dia seguinte queríamos aproveitar bem a cidade e depois seguir viagem.
Na manhã seguinte acordamos cedinho e fomos bater perna pela cidade. Nos encantamos com tudo! O Centro Histórico todo é um charme e é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Igreja Matriz de 1699, os casarões em estilo colonial português, os piers, realmente mereciam mais tempo…
Chegamos à conclusão que precisamos voltar para explorar melhor tão rica história, pois, deixamos de visitar muitas coisas como o Museu do Mar, por exemplo, que nos haviam recomendado. Dá pra passar uma semana fácil por lá, tendo o que fazer. E é aqui pertinho. Com certeza voltaremos.
E entre uma ruela e outra, uma grata surpresa: encontramos conterrâneos de Camargo/RS, Lediana e Rogério, que vivem na cidade e Dagui e Adriano de passagem. Nos reconheceram do alto de uma das graciosas sacadas. Foi muito bom revê-los!!!
A partir daí fomos até a balsa, que atravessa para o continente, em direção à Vila da Glória, para seguir viagem rumo norte.
E então seguimos viagem com destino a São Vicente/SP. Esse trajeto e os passeios no litoral paulista serão assunto do próximo post.
Por enquanto, algumas fotos de São Chico:
Autor
thaisforcelini@gmail.com
Posts relacionados
Treze Tílias: como conhecer a cidade mais austríaca do Brasil
Guia Completo de Treze Tílias, SC: História, Atrações, e Dicas Imperdíveis Treze Tílias, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é uma cidade...
Ilha de Páscoa: Um Destino Mágico e Misterioso
A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui, como é chamada pelos nativos, é um dos destinos mais enigmáticos e fascinantes do mundo. Localizada...
Leia tudoCuraçao: dicas para conhecer essa ilha paradisíaca – 2017
Pra encerrar os relatos sobre nossas férias, outra das Antilhas Holandesas…a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques...
Aruba: a Ilha Feliz – 2017
Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de “Ilha Feliz”, precisa dizer mais alguma coisa? Um lugar maravilhoso para...
Leia tudoSan Andres: o Caribe bom, bonito e barato! – 2017
Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A...
Leia tudoParque Tayrona: o parque mais incrível da Colômbia – 2017
Nosso ponto de partida foi Cartagena. Como estávamos com um carro alugado, escolhemos ir até Santa Marta para pernoitar e ir até o Parque no...
Leia tudo